Elon Musk Desafia OpenAI e Google com o Desenvolvimento de Chatbot TruthGPT

Elon Musk quer criar o Truth GPT

Gigante da Tecnologia Pretende Desenvolver Chatbot Baseado na Verdade

Resumo em tópicos:

  • Elon Musk pretende desenvolver chatbot chamado TruthGPT;
  • Objetivo é criar uma terceira opção em relação à OpenAI e ao Google;
  • Musk criticou a OpenAI por treinar modelos de IA politicamente corretos;
  • CEO da SpaceX já havia criticado a OpenAI por se tornar fechada e controlada pela Microsoft;
  • Igor Babuschkin, ex-funcionário da DeepMind, foi recrutado para o projeto;
  • Ainda não está claro se Musk busca rivalizar com OpenAI e Google em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM) ou focar em outras áreas da IA;
  • O nome TruthGPT pode ser temporário, já que OpenAI registrou a marca ‘GPT’.

Na terça-feira, Elon Musk declarou em uma entrevista à Fox News com Tucker Carlson que pretende desenvolver seu próprio chatbot chamado TruthGPT, que será “uma IA máxima em busca da verdade” — seja lá o que isso signifique.

O dono do Twitter afirmou que deseja criar uma terceira opção em relação à OpenAI e ao Google, com o objetivo de “criar mais benefícios do que malefícios”.

“Vou começar algo que chamo de TruthGPT ou uma IA máxima em busca da verdade que tenta entender a natureza do universo. E acho que este pode ser o melhor caminho para a segurança, no sentido de que uma IA preocupada em compreender o universo dificilmente aniquilaria os humanos, pois somos uma parte interessante do universo”, disse Musk durante o programa Fox & Friends.

Musk também criticou a OpenAI, afirmando que desempenhou um papel fundamental na criação da organização, mas não está claro se ela está realmente fazendo algo bom. Ele acusou a OpenAI de treinar modelos de IA para serem politicamente corretos, o que ele considera “outra forma de ser desonesto”.

Em fevereiro, ele já havia criticado a empresa por se tornar “fechada” e “efetivamente controlada pela Microsoft” em um tweet.

“A OpenAI foi criada como uma empresa de código aberto (por isso a chamei de ‘Open’ AI), sem fins lucrativos, para servir como contrapeso ao Google, mas agora se tornou uma empresa fechada, voltada ao lucro máximo, efetivamente controlada pela Microsoft. Não era isso que eu pretendia”, disse Elon Musk.

Em março, o Semafor informou que Musk e o cofundador da OpenAI, Sam Altman, tiveram um desentendimento em 2018. Quando Musk quis assumir o controle da empresa, alegando que ela havia “ficado fatalmente para trás em relação ao Google”, Altman e outros cofundadores se opuseram à medida, fazendo com que o CEO da Tesla se afastasse.

Musk também demonstrou preocupação com o fato de a IA ser poderosa demais para manipular a opinião pública ou até mesmo causar “destruição civilizacional”. Esta não é a primeira vez que o CEO da SpaceX fala sobre os perigos da IA. Recentemente, ele assinou uma carta pedindo uma pausa no treinamento de modelos mais poderosos que o GPT-4 por pelo menos seis meses, juntamente com personalidades como Steve Wozniak e Tristan Harris, do Centro para Tecnologia Humana.

No início desta semana, o Financial Times relatou que Musk está trabalhando em um rival para a OpenAI e já recrutou Igor Babuschkin, ex-funcionário da DeepMind, para a tarefa.

Ainda não está claro se Musk pretende desenvolver um Modelo de Linguagem de Grande Escala (LLM) que rivalize com as ofertas da OpenAI e do Google, ou se deseja incentivar pesquisas em outras áreas da IA, como a justiça no treinamento de modelos.

Devin Coldewey, do TechCrunch, observou em seu artigo desta semana que Musk não precisa desenvolver um produto de ponta para causar impacto.

“Não é necessário derrubar o líder do mercado para influenciar eventos e garantir um lugar à mesa — muitas vezes, tudo o que é preciso são bilhões de dólares. E isso é algo que Musk parece ter sempre à sua disposição”, escreveu Devin.

Vale ressaltar também que o TruthGPT pode ser apenas um nome temporário para o projeto, já que a OpenAI solicitou o registro da marca ‘GPT’. Diante disso, o desenvolvimento de uma solução alternativa por parte de Elon Musk pode estimular a inovação e a competitividade na área de inteligência artificial e modelos de linguagem, gerando impactos significativos no mercado e na forma como a IA é desenvolvida e aplicada em diferentes contextos.

Fonte: TechCrunch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *